segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Presidente da Junta de Freguesia de Queluz põe em Causa a Realização da Edição de 2009 do Grande Prémio Manuel Faria em Atletismo




Desde há 8 anos que a Associação Atlética do Pego Longo, liderada pelo ex-atleta Luís Jesus, tem vindo a organizar, em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra e a Junta de Freguesia de Queluz, várias provas, nomeadamente a Milha Jovem, a Meia Maratona dos Palácios, o Cross Jovem e o Grande Prémio Manuel Faria.

Esta última prova, o Grande Prémio Manuel Faria, granjeou o título de prova nacional, colocando Queluz no panorama nacional desportivo em atletismo. Este ano, a qualidade da prova foi pela primeira vez posta em causa devido à conduta reprovável do Presidente da Junta de Freguesia, António Barbosa.

O orçamento para o Grande Prémio Manuel Faria 2009 foi aprovado em reunião do Executivo da Junta de Freguesia de Queluz sendo a organização da mesma adjudicada à Associação Atlética do Pego Longo.

Duas semanas após esta adjudicação e 48 horas depois do anúncio público de que Luís Jesus, presidente da associação em causa, se iria candidatar pela Coligação Mais Sintra à Junta de Freguesia de Belas, o presidente da Junta de Freguesia de Queluz, António Barbosa, retracta-se via email afirmando não possuir a quantia necessária para a normal envergadura deste evento desportivo.

António Barbosa justificou-se declarando que a Junta de Freguesia não tinha ainda recebido 40 000 €, por parte da Câmara Municipal, necessários à abertura da Sala Multimédia / Espaço Jovem.

A Coligação Mais Sintra estranha esta pretensa argumentação para justificar o injustificavel; mesmo que as referidas verbas tenham sido prometidas pela Câmara Municipal de Sintra, as mesmas estariam cabimentadas para a construção da Sala Multimédia / Espaço Jovem. Não vemos porque a falta dessa verba possa levar a Junta de Freguesia de Queluz a não cumprir os seus compromissos.

A Coligação Mais Sintra não quer acreditar que o actual Presidente da Junta de Freguesia de Queluz, António Barbosa pretendesse desviar recursos que a câmara fornece para equipamento informático para uma prova desportiva que lhe traga, eventualmente, mais visibilidade.

A Coligação Mais Sintra receia que António Barbosa esteja a colocar para segundo plano os interesses da população e a imagem da cidade apenas para levar a cabo uma eventual acção de represália contra o candidato da Coligação Mais Sintra à Assembleia de Freguesia de Belas.

Por último, se o motivo for apenas uma tentativa de obter mais recursos por parte da Câmara, consideramos que tal via não é certamente a mais ética, até porque põe em causa o sucesso que a prova tem granjeado nos últimos anos.

A Freguesia de Queluz, merece outra atitude por parte dos seus responsáveis autárquicos. Queluz precisa de uma nova política de promoção de hábitos de vida saudáveis a todas as camadas da população. A Coligação Mais Sintra apresentará brevemente um conjunto de políticas que pretendem alterar o panorama desportivo da Freguesia. A manutenção desta prova nos moldes a que nos tem habituado constitui um dos vértices dessa política.

A Coligação Mais Sintra manterá a sua actuação vigilante relativamente à acção da Junta de Freguesia de Queluz e apresentará uma equipa renovada e experiente que tudo fará para mudar a actual situação da Freguesia.


Pela Coligação Mais Sintra,

Adolfo Reis
(Cabeça de Lista da Coligação Mais Sintra à Assembleia de Freguesia de Queluz)

3 comentários:

  1. Gosto de desporto a todos os níveis, mas outras prioridades maiores se apressentam a Queluz (é bom não esquecer Queluz é CIDADE), como mais segurança, jardins cuidados, iluminação, e muito urgente um centro médico digno para atender os habitantes de Queluz com condições de acessibilidade. Parece-me que com todas estas prioridades é despensavel por agora um prova desportiva desta envergadura.
    jdc

    ResponderEliminar
  2. Pelo que pude ler do texto não me parece que tenha sido dito que as verbas não foram disponibilizadas porque seriam encaminhadas para "mais segurança, jardins cuidados, iluminação ou um centro médico digno para atender os habitantes de Queluz com condições de acessibilidade."

    ResponderEliminar
  3. Caros Queluzenses,

    Mal ou bem, goste ou não se goste, seja da mesma cor politica ou não, a palavra e as decisões que se tomam deveriam ser honradas ate ao fim!!!!
    A adulteração da decisão democratica é uma demonstração de mal servir os interesses do povo,neste caso da população de Queluz.
    Queluz merece melhor futuro!!!!
    Hugo Martins

    ResponderEliminar